banner_historico

Histórico

A Itajubá Investimentos Agentes Autônomos de Investimentos Ltda., atualmente com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, iniciou suas atividades no dia 9 de novembro de 2007, após ser autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para tanto, por meio do Ofício nº 1.435/2007.

A Itajubá atua sob responsabilidade e como preposta das instituições componentes do sistema de distribuição de valores mobiliários brasileiro, com as quais celebrou contratos de distribuição de valores mobiliários.

A criação da Itajubá baseou-se na percepção de seus principais sócios – todos oriundos de grandes bancos de investimentos do País e consultorias internacionais – de que os investidores institucionais brasileiros passariam, gradualmente, a trilhar os mesmos caminhos de seus pares estrangeiros e construir portfólios mais diversificados, que possibilitassem uma resposta mais adequada aos seus desafios de retorno de longo prazo. Esse movimento passaria pela migração de parte de seus ativos alocados em investimentos tradicionais para investimentos alternativos, assim como pelo processo de internacionalização dos investimentos.

Em paralelo, o processo de concentração da indústria bancária brasileira propiciou o surgimento de grande quantidade de gestores de recursos independentes, dedicados a investimentos alternativos ou não tradicionais.

A Itajubá foi a primeira empresa de agentes autônomos de investimentos a sinalizar para os administradores e gestores independentes as oportunidades provenientes das mudanças nos portfólios dos investidores institucionais brasileiros. Foi a primeira também a oferecer a esses administradores e gestores a completa terceirização da atividade comercial para o segmento institucional brasileiro.